FERTILIDADE E INFERTILIDADE

Home > Perguntas Frequentes

“Se podermos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.”
Walt Disney

Fertilidade é a capacidade de produzir vida. As condições básicas para a reprodução natural estão no desenvolvimento dos gametas (óvulo maduro de boa qualidade e espermatozoides em quantidade, mobilidade e formas normais) e na capacidade de eles se encontrarem, permitindo, assim, que aconteça a fertilização, que pode ocorrer de 24 a 48 horas após a ovulação.

Após a fertilização, eventos ordenados resultarão no transporte do embrião até o útero, na sua implantação no endométrio, e finalmente, na gravidez.

Todas essas condições são necessárias para que a gravidez aconteça de forma espontânea. Cada etapa deve ser analisada separadamente, em casos de dificuldades de fertilização.


A Infertilidade
A infertilidade é um distúrbio ou condição do sistema reprodutivo masculino ou feminino que reduz a capacidade de ter filhos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade atinge de 8% a 15% dos casais. Estima-se que 60 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo, e mais de 278 mil casais no Brasil, tenham dificuldade para gerar um filho em algum momento de sua idade fértil.

Os mecanismos de fertilização são complexos e dependem de inúmeros fatores. A chance de um casal saudável engravidar por meios naturais é, em média, 20% ao mês.

Especialistas consideram a infertilidade de um casal quando não consegue conceber em um período de 12 a 18 meses, sem uso de métodos contraceptivos, mantendo relações sexuais frequentes.

A origem da infertilidade pode ser tanto feminina quanto masculina e, de modo geral, tem uma distribuição equilibrada entre os sexos: 30% dos casos de infertilidade são atribuídos a fatores masculinos, 30% estão relacionados a fatores femininos, 30% decorrem da combinação de distúrbios do casal, e 10%, sem causa aparente. Segundo a OMS, existem 22 causas para a infertilidade feminina e 16 causas para a masculina e podem ser tanto de caráter social como clínico.

  As principais causas de caráter social são: a idade avançada e as consequências devido ao estilo de vida da pessoa (tabagismo, obesidade, sedentarismo, álcool, medicamentos, poluição do ar, contaminações químicos industriais e químicos alimentares, radiações, drogas e estresse)

Entre as causas clínicas, encontram-se: fatores masculinos (anomalias seminais, azoospermia, astenospermia, oligospermia, criptorquidia, anomalias endócrinas, anomalias do cariótipo, ejaculação retrógrada, lesões no escroto, anomalias anatômicas, tumores malignos e dificuldades na relação sexual), fatores femininos (fatores cérvico-uterino, uterinocorporal, tuboperitoneal, ovulatório e ou endócrino, endometriose e outros), fatores associados ao casal e infertilidade sem causa aparente.


Há dois tipos de infertilidade, que diferem da esterilidade:
- infertilidade primária é sem a ocorrência de gravidez anterior;

- infertilidade secundária se dá quando houve gravidez anterior.

- Esterilidade se dá quando não existe mais chance de gravidez.

 

A maioria dos casais que não tem filhos e enfrenta dificuldades para engravidar é infértil e não estéril.

O casal deve ser avaliado simultaneamente, pois a infertilidade é conjugal. É muito importante que o casal procure assistência com seu médico ou especialista em fertilidade (ginecologista/obstetra ou urologista).

Após os exames médicos, o casal receberá orientações sobre os procedimentos e, junto com o auxílio de seu médico, decidirá a melhor estratégia para o tratamento.

Estudos recentes mostram que 95% dos casais que recorrem a tratamentos conseguem ter filhos.

Os avanços científicos na Medicina Reprodutiva podem aproximar você de seu sonho de ter um bebê.

TOUR VIRTUAL
Conheça a Pronatus

Faça um Tour, conheça a Pronatus.
O nosso fórum de pacientes já está funcionando, com muitas informações e artigos dos médicos moderadores. Fique atento!
PESQUISAR:
© 2010 Pronatus Medicina Reprodutiva - Mapa do site | Política de privacidade | Todos os direitos reservados
Tv. 14 de Março, 942 | Tel: 3259-5459 | 3259-5485 | Belém - Pará | Atendimento das 09h às 19h.
As imagens aqui utilizadas são de propriedade e licenciadas © Pronatus / By Jungle
Para mais informações entre em contato : atendimento@clinicapronatus.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player